SOBRE OS CANDIDATOS E O ABORTO

Quando confrontados com algumas incongruências entre as propostas de Bolsonaro e os ideais cristãos, seus apoiadores costumam apelar a uma causa que, segundo eles, seria a mais importante, senão a única, que a seu ver um cristão deveria observar na hora de votar: o aborto.

Bem, isto não é verdade. Aos católicos (religião que Bolsonaro diz seguir), o papa já deixou mais que explícito, em sua última Exortação Apostólica, que as questões sociais, como por exemplo o drama dos refugiados, são tão importantes quanto a questão do aborto. Suas palavras são claras:

“A defesa do inocente nascituro, por exemplo, deve ser clara, firme e apaixonada […]. Mas igualmente sagrada é a vida dos pobres que já nasceram e se debatem na miséria […]. Alguns católicos afirmam que é um tema secundário relativamente aos temas «sérios» da bioética. Que fale assim um político preocupado com os seus sucessos, talvez se possa chegar a compreender; mas não um cristão, cuja ÚNICA atitude condigna é colocar-se na pele do irmão que arrisca a vida para dar um futuro aos seus filhos” (Gaudete et Exultate 101 e 102).

E, quanto às outras denominações cristãs, basta uma leitura sincera dos Evangelhos para constatar o quanto há inúmeras outras questões importantíssimas…

Mas ok; vamos, aqui, considerar só esse tema. Creio que tenho alguma experiência pra falar dele; é uma causa em que milito já há algum tempo. Se procurar por aí, vai achar textos meus desde 2005 (quando ninguém ainda falava disso), ou até antes, falando sobre aborto – com a mesma postura rígida, embora argumentativa, que tenho sobre o tema ainda hoje. Vasculhava a internet pra saber a posição dos candidatos sobre aborto, já que na época era tão difícil saber o que eles pensavam disso. Já fui chamado pelo bispo a falar sobre o tema a todos os padres da arquidiocese; insistia com lideranças nacionais dos mais conservadores movimentos pró-vida a lutar por causas consideradas perdidas: se você assistir ao voto de César Peluso, único ministro do STF que votou contra o aborto em casos de anencefalia, verá trechos do depoimento em vídeo de uma mãe (que depois virou grande amiga), que eu produzi e lutei para que fosse entregue nas mãos dos ministros. Não é um assunto, portanto, no qual creio poder ser acusado de omisso ou relativista…

E, se quiser saber o que acho dos candidatos à presidência nessa questão, só tenho uma certeza: Cabo Daciolo é o ÚNICO que se demonstra clara e totalmente contrário ao aborto, em todos os casos, de acordo com a posição da Igreja. O único pelo qual todos nós poderíamos botar a mão no fogo sobre o tema, sem medo algum…

Marina se diz contrária, mas tem a polêmica proposta do plebiscito (que, pra ser sincero, não sei se estrategicamente seria uma má ideia, já que, quanto mais se discute sobre o tema, mais a população tem se mostrado contrária a mudanças na lei – algumas pesquisas falam até em quase 90% de rejeição). Ciro era mais favorável, mas nunca foi muito bem-visto pelos movimentos feministas; e agora tem ficado mais “em cima do muro”, além de ter escolhido para vice uma mulher “totalmente contrária”…

Mas isso é mais a minha opinião. O que podemos constatar de forma bastante objetiva é que, fora o Daciolo, todos os candidatos à presidência podem, de alguma forma, serem “acusados” de apresentar posturas ambíguas ou mesmo favoráveis à legalização (como Boulos e Haddad). Mas chamo a atenção para o fato de que, dentre tudo o que pesquisei, só achei um que tivesse VOTADO A FAVOR do aborto: Jair Bolsonaro.

Foi na PEC 25/95, que visava pôr um fim às discussões sobre o tema, inserindo o direito à vida “desde a concepção” na Constituição: o voto de Bolsonaro foi idêntico ao da deputada Jandira Feghali, conhecida militante pró-legalização do aborto do PCdoB ().

Voto a favor do aborto

Se ele e outros deputados tivessem aprovado a proposta, NÃO TERÍAMOS hoje o perigo do aborto ser aprovado à canetada pelo STF, sob o argumento de sua proibição “ferir a Constituição”…

Alguns anos depois, ele deu uma entrevista a uma revista admitindo ter “passado para a companheira” a possibilidade de abortar um filho seu, o Jair Renan – fato que, pelo que eu saiba, ele nunca desmentiu ou demonstrou arrependimento, mesmo possuindo vários canais nas redes sociais em que poderia se explicar sobre o assunto de forma transparente, sem influência da mídia.

aborto.istoe-2-419x600

Não sei vocês; mas, se eu sou realmente contra o aborto e vejo que circula na internet a história de que cogitei abortar meu próprio filho, tomo imediatamente atitudes bastante firmes e claras…

Alguns dizem que Bolsonaro mudou sua posição sobre o aborto – o que ele mesmo desmente. Pelo contrário, ele insiste em dizer que “sempre foi contra o aborto”; só que, mesmo hoje, sua postura contrária NUNCA incluiu os casos mais polêmicos. Está em várias de suas entrevistas atuais sobre o tema, com todas as letras: ele é plenamente a favor do aborto em casos de estupro, anencefalia, etc…

Aliás, se ele realmente mudou sua posição ao longo dos anos, fica a pergunta: o que, então, ele fez de efetivo contra o aborto em 30 anos de vida parlamentar?? Por que nunca participou de comissões onde o tema foi votado? Por que é tão difícil encontrar uma proposição em que ele tenha votado contra?

E por que disse, em entrevista publicada no mês passado em sua própria página do Facebook, que se o Congresso derrubar um veto seu sobre o aborto, “NÃO PODE FAZER NADA”?.

A meu ver, por incrível que possa parecer a comparação, é muito difícil não lembrar da Dilma de 2010: alguém que tenta se vender contra o aborto em época de eleição para agradar o eleitor. Mas, como com Dilma, mais importante até do que analisar o que o candidato diz, é ver o que ele realmente faz – e o que deixou de fazer!…

É preciso tomar cuidado com o discurso meio “senso comum” que está sendo difundido há alguns anos (no qual, infelizmente, muitos têm caído fácil), de que quem é “de direita” seria automaticamente contra o aborto, ou mesmo um cristão “legítimo”… A realidade é bem mais complexa que isso. Pesquise, por exemplo, os casos do Amoêdo e da Heloísa Helena… Vai se surpreender!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s